Voltar para Pagina Inicial













O Roteiro da Autotransformação

  O Roteiro da Autotransformação foi inspirado nos 12 Passos do Programa dos  Alcoólicos Anônimos. Mas aqui eles seguem a visão espírita, razão porque foram inseridos passos novos como os da Conscientização e da Autocura, da Vontade, da Imortalidade e da Reencarnação, da Reforma Íntima, da Alegria, das Virtudes e do Amor,  da Sintonia Superior e o  da Oração e da Meditação.
Os textos completos fazem parte do material liberado para as Casas Espíritas que se dispuserem a implantar o Programa Renascer.

  1. PASSO DA ACEITAÇÃO: Admitimos que nos tornamos escravos dos nossos hábitos, vícios e emoções, que havíamos perdido a liberdade de escolha e, assim, o domínio sobre nossas vidas.

  2. PASSO DA FÉ: Admitimos que sozinhos não conseguíamos vencer as nossas dependências, que precisávamos, realmente, da ajuda de um Poder Superior e decidimos, humildemente, entregar nossa vida aos cuidados de Deus, submetendo-nos à Sua Vontade.

  3. PASSO DA CONSCIENTIZAÇÃO E DA AUTOCURA: Entendemos que a origem da nossa dependência é espiritual e, portanto não existe cura de fora para dentro, mas autocura num processo de dentro para fora.

  4. PASSO DO AUTOCONHECIMENTO: Fizemos minucioso inventário moral de nós mesmos.

  5. PASSO DA HUMILDADE E DA RESPONSABILIDADE: Admitimos perante Deus, perante nós mesmos e perante outro ser humano, a natureza exata de nossas falhas, entendendo que somos os únicos responsáveis por elas.

  6. PASSO DA VONTADE: Entendemos que a Vontade é uma força poderosa que nos foi dada por Deus e aprendemos a comandá-la e a canalizá-la para os nossos objetivos de autocura.

  7. PASSO DA IMORTALIDADE E DA REENCARNAÇÃO: Conscientizamo-nos da nossa condição de espíritos imortais, entendendo o nosso papel e a nossa responsabilidade na existência eterna e na nossa passagem pela vida corpórea.

  8. PASSO DA REFORMA ÍNTIMA: Prontificamo-nos inteira­mente, a partir de agora, a viver um processo de reforma espiritual, buscando identificar e remover todos os nossos defeitos de caráter, entendendo que. fazendo a nossa parte, contaremos com a ajuda de Deus.

  9. PASSO DA ALEGRIA DAS VIRTUDES E DO AMOR: Estando em processo de reforma espiritual, prontificamo-nos a colocar em nossa vida, a partir de agora, idéias e comportamentos positivos que se harmonizam com a Verdade Divina, para que possamos sentir a influência do amor, esse sentimento que liberta a alma na profundidade da consciência.

  10. PASSO DA RECONCILIAÇÃO E DO PERDÃO: Seguindo a recomendação do Mestre Jesus, reconciliamo-nos com os nossos adversários. Relacionamos todos a quem tínhamos prejudicado e reparamos os danos a eles causados, salvo quando fazê-lo significasse prejudicá-los ou a outrem.

  11. PASSO DA AUTO-ANÁLISE: Conscientes da nossa necessidade de mudança interior, aprofundamos nossa busca pelo autoconhecimento, refazendo nosso inventário pessoal e admitindo nossos erros prontamente.

  12. PASSO DA SINTONIA SUPERIOR: Entendemos a importância de estarmos constantemente em sintonia com os planos superiores e aprendemos como fazê-lo.

  13. PASSO DA MEDITAÇÃO E DA ORAÇÃO: Procuramos através da prece e da meditação, estabelecer contato com o nosso “eu interior”, rogando a Deus o conhecimento da sua vontade em relação a nós, e forças para realizar essa vontade.

  14. PASSO DO  SEMEADOR: Tendo experimentado um despertar espiritual, procuramos transmitir esta mensagem aos necessitados e, exemplificar, praticando estes princípios em todos os momentos de nossas vida.